Existem alguns programas, para aqueles que usam o Linux, que auxiliam tanto os profissionais na educação nas atividades lúdicas e de aprendizado. Além de os próprios alunos poderem criar as atividades.
GCompris
GCompris é um conjunto de jogos lúdicos que tem um grande cunho educacional para crianças de dois a dez anos. A suíte contém atividades de geografia em que a criança tem que colocar os países no mapa-múndi, atividades de raciocínio com tabelas, setas e imagens espelhadas, Sudoku (Jogo de Raciocínio e Lógica) e leitura de texto dentre outras atividades.
O GCompris é um programa livre em que o usuário pode adaptar o programa para uso próprio e também podendo compartilhar com outros usuários. Além disso, ele é multi-plataforma tendo versões para GNU/Linux, MAC/OS Windows, Unix e suas distribuições. No capitulo quatro falaremos um pouco mais sobre como essa ferramenta é utilizada na educação.
O GCompris é um programa livre em que o usuário pode adaptar o programa para uso próprio e também podendo compartilhar com outros usuários. Além disso, ele é multi-plataforma tendo versões para GNU/Linux, MAC/OS Windows, Unix e suas distribuições. No capitulo quatro falaremos um pouco mais sobre como essa ferramenta é utilizada na educação.
JClic/JClic Author
JClic/ JClic Author é um programa de criação, realização e avaliação de exercícios podendo-se trabalhar imagens, sons e vídeos. No programa o usuário irá criar jogos da memória, associação de imagens com palavras, sons com imagens, completar texto, ordenar palavras, sopa de letras, sopa de palavras, palavras cruzadas e etc.
A figura abaixo da um exemplo de uma das telas de criação e apresentação do JClic/ JClic Author:
JFractionLab
JFractionLab é um programa desenvolvido para auxiliar os professores de áreas exatas na hora de ensinar a seus alunos a aprender e desenvolver frações.
A figura abaixo mostra como o programa funciona:
referência: www.softpedia.com
O programa e muito simples basta o usuário escrever a fração que o programa desenvolve graficamente a mesma, o programa e bastante fácil de usar e lhe permite ver passo a passo o desenvolvimento da fração. Indicado para o ensino da matemática e para o uso no primeiro e segundo segmento, tem sua licença GNU/GPL versão 2.
Kalgebra
Kalgebra é um programa que simula uma calculadora só que com mais funções aritméticas e lógicas, seus resultados são mostrados graficamente em ambiente 2D e 3D. Sua linguagem de interpretação dos cálculos é a linguagemMathML, não é muito complexa.
Na figura abaixo podemos visualizar melhor como o programa cria suas fórmulas:
Kalzium
Kalzium é uma excelente tabela periódica e ela vai além, o usuário pode criar reações químicas no seletor gráfico visualizar as moléculas e saber a história de cada elemento sua massa, peso atômico, número atômico, quantidade de nêutrons, prótons e íons.
A imagem abaixo mostra as diversas interfaces do programa:
Além de fazer cálculos de NOX o programa ainda, mostra os pontos máximos das transições dos estados dos elementos. Usado no ensino da química indicado para o nono ano do ensino fundamental, ensino médio e para outras áreas de ensino referente à química, no capitulo quatro analisaremos estesoftware pedagogicamente.
KBruch
KBruch é um jogo que auxilia as operações com frações possibilitando a soma, subtração, multiplicação, divisão, fatoração, comparação e conversão de frações. Sendo utilizado para o ensino a partir da quarta série (quinto ano), após os exercícios o programa apresenta dados estatísticos referente aos acertos ou erros podendo ser utilizado como uma eficaz ferramenta de avaliação.
A figura abaixo mostra como funciona o jogo:
KGeography
KGeography é um programa onde o aluno escolhe um país e o programa gera graficamente a o mapa do mesmo, sendo que o aluno pode responder a exercícios sobre mapas, capitais, bandeira e localização de qualquer parte da terra. Indicado para qualquer nível de ensino.
Na figura abaixo podemos observar como funciona o programa:
Kig
O Kig é um programa do pacote educacional do KDE que permite o aluno criar figuras em um plano de coordenada (x,y), sendo ele capaz de desenhar funções, parábolas, plano gradual, plano analítico, estudo de variação x e y entre inúmeras funções geométricas e algébricas que o programa permite fazer.
Observe a figura abaixo:
KmPlot
KmPlot é um programa para o desenvolvimento de funções cartesianas, paramétricas e polares. Além de possibilitar a combinação de vários tipos de funções simultaneamente ocasionando a criação de novas funções.
A figura abaixo mostra como é o programa:
KTurtle
KTurtle é um programa que utiliza conceitos de comandos simples para o desenvolvimentos de formas planas, geométricas e curvilíneas. Seus conceitos são os mesmos que se usam na linguagem LOGO. O construtivismo e parte do ensino neste programa, sendo o “feedback” do aluno o ponto crucial para a aprendizagem do mesmo.
Na figura abaixo podemos visualizar melhor como funciona:
KWordQuiz
KWordQuiz é um jogo de associação de palavras onde o aluno deverá corresponder uma coluna a outra, sendo que este programa pode ser utilizado para qualquer disciplina, basta apenas o professor criar uma folha de cálculo de duas colunas.
Na figura abaixo mostra várias telas do programa e seus estilos de atividade:
Stellarium
O Stellarium é um simulador, onde o usuário escolhe o local e horário de onde deseja observar o céu, o simulador carrega as estrelas referentes ao local observado assim se o usuário escolher o hemisfério norte as estrelas e constelações que são observáveis apareceram no simulador.
Na figura abaixo podemos observar como funciona o simulador:
Tuxmath
O Tuxmath é um jogo bastante simples para ensinar a somar, subtrair, multiplicar e dividir por meio da interatividade.
Na figura abaixo podemos ver melhor como funciona:
Por sua vez o Tuxmath visa mostrar métodos mais fáceis de incluir as crianças no ambiente da matemática, como é o caso desse jogo que lembra muito o “SpacerInvaders” (Jogo muito popular na década de 80 distribuído pela Atari), que faz com que o aluno destrua os meteoros que no jogo são operações matemáticas, sendo que para isso o aluno deve resolver as mesmas.
Espero que esse pequeno guia possa ajudar no auxílio do ensino e da aprendizagem.
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